segunda-feira, 22 de julho de 2013

CRONOGRAMA CAPILAR

Todas as mulheres com todos os tipos de cabelo, devem seguir um cronograma capilar. Principalmente quem faz algum processo químico, como tintura, alisamentos e permanentes. Lembrando que lavar os cabelos com agua quente, a poluição, vários eventos cotidianos e fatores climáticos também são capazes de retirar nutrientes, água e danificar o cabelo quimicado ou não, por isso o cronograma serve para cabelos virgens também!

Cuidar dos cabelos esta se tornando algo que podemos e devemos fazer em casa, a coletividade de pessoas buscando informações e trocando idéias tem feito com que muitas de nós além de buscar tratamentos profissionais os façamos no dia a dia, com elementos naturais e com bastante dedicação, porque vai tempo né?

Então devido a essa chuva de tratamentos e ideias, e gel disso, mascara daquilo, óleo disso, umectação, loc, nutrição e tudo mais, precisamos ter uma ordem de tratamento de acordo com as necessidades do nosso cabelo e incluir o cuidado as nossas tarefas.
Por isso a importãncia de montar um cronograma capilar.

ETAPAS - ELEMENTOS - FUNÇÕES:




O cronograma consiste em três etapas:


HIDRATAÇÃO: 


Reposição hídrica, é a fase em que vamos repor a agua perdida nos cabelos.

Geralmente tudo que é passar um creme nos cabelos chamamos de hidratação, mas não é bem assim, a hidratação é apenas repor a agua, com alcoois desmineralizados, glicerinas, extratos de plantas e vitaminas. Cada cabelo tem a sua necessidade de reposição.

Componentes de hidratação: Glicerina ou glicerina vegetal , bepantol, pantenol e dex-pantenol, derivados de açucar, sacarose, chocolate e mel, aloe vera , extratos de plantas , vitaminas A,B,C,D,E.

Você pode comprar uma máscara semi di lino ou outra com esses componentes ou inclui-los separadamente em um hidratante.

NUTRIÇÃO:


É a parte de reposição lipídica, repor os óleos e gorduras do cabelo. A reposição lipidica ajuda a manter a reposição hidrica, ou seja o óleo não mistura com a agua e isso vai manter a agua no seu cabelo. E não é só passar óleo nas pontinhas não, massagear o couro cabeludo é essencial para nutrir os foliculos pilosos para um crescimento saudável. Resumindo parte de nutrição sela as cuticulas mantendo a hidratação.

Componentes de Nutrição: óleos essenciais e carregadores, óleo de coco, macadamia, oliva, cartamo ... Manteigas de karite, manga, murumuru, tutano...

Ex: Uma boa máscara de karite e vc inclui os óleos e uma touca térmica. Outra opção é preparar o tutano, fazer umectações com os óleos ou aplicar óleo aquecido. 

Óleos vegetais clique aqui: Oleos para nutrição

RECONSTRUÇÃO:


Depois de hidratar, nutrir a reconstrução é a parte onde você vai repor proteinas perdidas de dentro do fio, o fio é composto por queratina, mas queratina em excesso danifica, por isso o processo é dividido, para não cometermos nem um excesso de agua, de óleos ou de proteinas, cada cabelo tem uma perca de certo nutriente, a reconstrução e feita por queratina, aminoacidos, colágeno, arginina, cisteina, creatina, esta é a parte que doamos força aos cabelos.


COMO MONTAR UM CRONOGRAMA?


Voce vai montar seu cronograma de acordo com a sua necessidade o cronograma oficial é:




Portanto você vai escolher 3 dias da semana que você possa se dedicar a estes cuidados, prefira fazer as nutrições e reconstruções no fim da semana, porque são cuidados mais complexos. Cabelos quimicados podem necessitar de mais doses de nutrição e recontrução, podendo fazer duas reconstruções por mes ou duas nutrições na semana... mas como disse cada caso deve ser estudado ou reformulado de acordo com a resposta dos cabelos aos tratamentos.



ÓLEOS VEGETAIS - Essenciais e Carregadores

Quem diria que uma atitude do tempo da vovó iria voltar com tudo! O uso de óleos para tratamentos cosméticos esta tão em evidência que até grandes salões estão fazendo uso. Há muitos anos e em diversas culturas mundo a fora o uso de óleos vegetais para fins cosméticos sempre foi utilizado, hoje seus benefícios estão sendo reconhecidos.

O primeiro dos benefícios está relacionado à nutrição. O estímulo que o seu couro cabeludo recebe, instantaneamente, melhora o fluxo de sangue e a circulação, fazendo o transporte de nutrientes para os cabelos mais eficiente e contribuindo assim para a saúde e o crescimento do seu cabelo. Além de fornecer brilho, ele ainda evita a perda de cabelos e pode ser muito eficaz no tratamento de caspa, seborréia e alopécia.


Existem dois tipos diferentes de óleos a considerar, óleos essenciais e óleos carreadores.

Óleos essenciais (OE) são óleos aromáticos que são na verdade a essência concentrada da planta, são leves e não têm a consistência de um óleo, mas evaporam rapidamente. Eles são geralmente adicionados a óleos carreadores para serem aplicados nos cabelos. Normalmente, estes óleos são utilizados em aromaterapia e massagens. Não use óleos essenciais diretamente no couro cabeludo! Sempre dilua a um óleo carreador ou água destilada.
Óleos carreadores (OC) são oleosos na textura e podem ser extraídos de sementes, vegetais, frutas ou nozes. Óleos carreadores apresentam diferentes propriedades e nutrientes específicos. São usados para "carregar" os óleos essenciais na pele. Muitos OC são utilizados para cozinhar e para fins terapêuticos.


Lista de óleos essenciais:

Óleo de Cedro - Age como antiséptico, adstringente e normaliza a produção de sebo

Óleo de Camomila - Hidrata o cabelo e proporciona brilho
Óleo de Eucalipto - Poderoso antiséptico, e ajuda no tratamento da caspa
Óleo de Jasmim - Utilizado pelo odor agradável
Óleo de Lavanda - Auxilia no tratamento de coceiras e caspas no couro cabeludo.
Óleo de Limão - Refresca, revigora, melhora a elasticidade e livra o couro cabeludo de resíduos
Óleo de Capim limão - Úteis para cabelos oleosos, desacelera a produção de óleo no couro cabeludo
Óleo de Mirra - Úteis para cabelos secos e no tratamento de caspa
Óleo de Laranja - Equilibra a produção de sebo
Óleo de Patchuli - Utilizada no tratamento da caspa, principalmente de cabelos oleosos
Óleo de Hortelã - Promove o crescimento do cabelo
Óleo de Rosa - Suaviza o couro cabeludo e promove um cheiro agradável
Óleo de alecrim - Promove o crescimento de cabelo e é eficaz no tratamento da caspa. NÃO É RECOMENDÁVEL PARA GESTANTES!
Óleo de Melaleuca (Tea Tree) - Antiséptico, normaliza a produção das glândulas sebáceas
Óleo de Sândalo - Antiséptico, adstringente, anti-inflamatório, trata o couro cabeludo seco
Óleo de Ylang-Ylang - Antiséptico, calmante, ajuda a controlar a produção de sebo e estimula o crescimento do cabelo

 Lista de óleos carreadores:

Óleo de Amêndoas - Não gorduroso, é facilmente absorvido pelo couro cabeludo e também é ótimo para nutrir o cabelo
Óleo de Semente de Damasco - Ótimo para cabelos secos, rico em ácidos graxos, oléico e linoléico, se espalha facilmente pela pele e cabelo
Óleo de Abacate - Muito leve e nutritivo para os cabelos, contém vitaminas A e E e uma grande quantidade de vitamina D e potássio, tem um alto teor de proteína
Óleo de Rícino/Mamona (Castor) - Age como um umectante, atraindo e retendo umidade para os cabelos.
Óleo de Semente de Uva - Um óleo leve, com alto teor de vitaminas e minerais, contêm vitamina E e esteróides, é um ótimo hidratante
Óleo de Jojoba - É semelhante ao sebo produzido no couro cabeludo, é um grande aliado para o crescimento capilar
carrier-oils
Óleo de Macadamia - Age como um anti-inflamatório natural (talvez devido ao seu teor de ácido oleico). É viscoso e um ótimo hidratante capilar
Óleo de Oliva Extra Virgem - É um ótimo condicionador e um controlador de caspa
Óleo de Rosa Mosqueta - É rico em ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. Tem propriedades antioxidantes e é ligeiramente adstringente.
Óleo de Gergelim - É também rico em ácidos graxos essenciais e ajuda a manter a integridade do cabelo, enquanto reestrutura e hidrata. É um óleo pesado e é normalmente misturado com óleos mais leves. 
Óleo de Cártamo - Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar o cabelo.
Óleo de Coco - É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.
Óleo de Germe de Trigo - É rico em vitaminas A, D e E e é muito nutritivo para a pele
Óleo de Cenoura - É rico em beta-caroteno, vitaminas A e E e provitamina A,equilibra a umidade da pele e hidrata os cabelos.

Como usar óleo nos cabelos:


Já expliquei em outros posts, mas não tem problema!

O uso pode ser variado, com porções de óleos nas hidratações e como umectação. O óleo pode ser aquecido, a aplicação do óleo morno traz mais beneficios.

  • Óleo morno: o contato da pele com o óleo aquecido ajuda nos problemas do couro cabeludo, já que o calor abre os poros e faz com que os nutrientes penetrem mais fundo. O ideal é esquentar uma pequena quantidade no microondas e massagear em círculos com a ponta dos dedos. A medida é boa para combater a caspa, perda de cabelo e coceira.


  •  O óleo não deve ser derramado no cabelo, deve ser aplicado com massagens desde o couro cabeludo e com o cabelo dividido em seções, pois mais importante que a quantidade de óleo é a massagem mecha a mecha. Nunca aplique grandes quantidades apenas o suficiente para cada seção.


  • Evite lavar o cabelo imediatamente após lubrificação. Se você não gosta de sentir o cabelo oleoso, pode passar óleo antes de ir para a cama. Você pode lavar o cabelo no dia seguinte. Quanto mais tempo deixar o óleo no seu cabelo, melhor será a absorção pelo couro cabeludo


  • Use óleo pelo menos uma vez por semana, mas se o seu cabelo é muito seco, pelo menos duas vezes por semana.


  • Um bom shampoo sem sulfato trará ainda mais beneficios ao desenvolvimento do seu cabelo.


Diluição de óleos essenciais.


Diluição normal (couro cabeludo normal)

Você vai precisar de (x) ml de óleo carreador / 2 = total de gotas de óleo essencial.
ex. 5 gotas de óleo essencial de alecrim, 3 gotas de óleo essencial de melaleuca, 2 gotas de óleo essencial de laranja diluídos em  20 ml de óleo de coco.

Diluição baixa (couro cabeludo sensível)

Você vai precisar de (x) ml de óleo carreador/ 4 = total de gotas de óleo essencial
ex. 5 gotas de óleo essencial para cada 20 ml de óleo carreador.

Diluição extremamente baixa (couro cabeludo muito sensível)
ex. 1 gota de óleo essencial por 10 ml de óleo carreador.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

TURBANTE FÁCIL!

Dê preferência a tecidos de algodão, evite cetins e sedas que deslizam no cabelo e não deixam nada no lugar.
Este turbante é simples e pode ser usado no cabelo solto, ou preso, liso ou crespo. A imagem é auto-explicativa então, vamos lá!

Veja várias formas de usar a mesma amarração










ÓLEO DE CENOURA - BENEFÍCIOS

Óleo de Cenoura, mais um importante

 óleo vegetal com ricas propriedades e 

indispensável nas hidratações naturais 

que nós crespas e cacheadas estamos

 aderindo!


 Existem muitas utilizações para o óleo de cenoura, além de ser um óleo essencial, funciona tanto como um hidratante para a pele quanto como um grande estimulante para o crescimento do cabelo. O uso de óleos vegetais para o crescimento do cabelo é um remédio essencial. 
Cientificamente, sabe-se que a cenoura é rica em vitamina E, C e A, antioxidantes, beta-caroteno, potássio e outros. As vitaminas A e E, bem como o beta-caroteno são nutrientes que têm grandes propriedades de condicionamento. Eles servem para hidratar a pele de todo o corpo inclusive do couro cabeludo , pois proporciona um melhor fluxo de sanguineo proporcionando uma pele mais saudável.
 Devido a estes nutrientes essenciais que são necessários no crescimento do cabelo, óleo de cenoura é um constituinte muito importante em muitos produtos capilares. No entanto, muitos médicos sugerem que comer cenouras frescas seria mais benéfico para a pele, cabelos e olhos aliado ao uso óleo. 
As vitaminas A e E são muito condicionantes para pele e couro cabeludo, o óleo deve ser usado massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos, assim ira penetrar na raiz e fornecer as vitaminas aos folículos pilosos. A massagem é muito importante pois estimula a circulação sanguínea, fazendo com que as células se ativem e fornecam o sangue suficiente para nutrir as células, trazendo a força a raiz dos cabelos danificados pelas ações externas e também por processos químicos. A queda de cabelo é evitada porque a nutrição é retida. O uso do óleo de cenoura pode ser aliado a outros óleos condicionantes, tais como: de coco, oliva, amendoas, rícino... para potencializar o efeito.
Se você quer um cabelo longo, saudável e com brilho precisa o proteger de fatores externos como poluição, sol, poeira e mant~e-los longe de produtos químicos.



Como preparar o óleo de Cenoura em casa:




1-Descasque e rale de duas a quatro cenouras. Rale com um ralador ou processador de alimentos.



2-Cubra as cenouras com azeite de oliva em uma panela.



3-Cozinhe as cenouras no azeite de oliva até que elas fiquem macias ou que o azeite tenha ficado laranja.


4-Passe a mistura pelo coador e deposite no recipiente para armazenar. Agora você tem óleo de cenoura para usar em uma máscara facial, em sabonetes ou em loções.
5-Mantenha o óleo de cenoura refrigerado entre os usos.



Como usar nos cabelos?




Você pode massagear as raízes com óleo de cenoura, a cada 4 dias e lavá-las no dia seguinte (pre poo) Porque a quebra também é impedida pelas vitaminas e beta-caroteno que fortalecem seus cabelos mantendo assim o crescimento do cabelo. Para melhores resultados, é sugerido que o óleo seja ligeiramente aquecido em banho-maria e depois massageado, pois com o calor os poros se abrem facilitando o óleo a antigir as raizes dos fios.

 Óleo de cenoura quente é definitivamente um dos melhores óleos essenciais para a saúde do cabelo. No entanto se você esta sofrendo uma queda excessiva de cabelos o ideal é procurar um dermatologista.