segunda-feira, 20 de maio de 2013

ÓLEO DE RÍCINO

Sempre estou postando na fanpage do CwBraids sobre o uso de óleos para umectação, hidratação e afins. Realmente os beneficios são imensos aos nossos cabelos crespos naturais ou quimicamente tratados. Vou explicar um pouco mais e reforçar o que ja postei sobre o Óleo de Rícino.

Oleo de Rícino ( Castor Oil)



Como muitos óleos naturais o oleo de rícino ou oleo de mamona é rico em acidos graxos, as propriedades tóxicas da mamona são extraidas durante o processo de semente para óleo. Foi bastante usado como laxante, mas é muito forte provoca cólicas terriveis, mas também o uso nao foi descartado, por isso encontramos nas farmácias como um laxante.
O óleo de rícino esta presente em vários medicamentos antifungicos, dermatologicos e de perfumaria. Lendo alguns componentes de bons produtos que uso, inclusive da Capicilin (G-Gelatina e Cachos Define-Control) encontrei Castor Oil entre os ingredientes.




Benefícios do óleo de mamona para o cabelo
Pode ser usado para curar infecções que causam problemas no couro cabeludo. Quando aplicado sobre o couro cabeludo seco e escamoso, pode reter a umidade e melhorar a condição do couro cabeludo. Da mesma forma, ele pode ser usado para se livrar de caspa e piolhos. Pode também fortalecer as raízes do cabelo e promovendo o crescimento. Ele atua como um excelente condicionador, quando aplicado no cabelo danificado. Seu cabelo que é fino não vai se tornar grosso pelo uso do óleo, a espessura do fio é genética, ele apenas vai recuperar a espessura original do seu fio em melhores condições, o que acontece quando fazemos um alisamento ou relaxamento e o cabelo 'afina' é porque perdemos proteinas e a riqueza de acidos graxos no óleo de rícino e de vários outros óleos repõe esta perda.








Métodos para utilização do óleo no cabelo:
PRÉ-POO
  • Antes de lavar os cabelos aplicar uma quantidade generosa em todo o cabelo, massageando o couro cabeludo
  • Cubra com uma touca plástica por pelo menos 30 minutos;
  • Lave normalmente com shampoo e condicionador.
Pode também cobrir com a touca plástica e por cima colocar uma toalha quente, pode usar secador para potencializar ou ainda dormir com a touca e lavar pela manha.

USO DIÁRIO (para crescimento)
  • Usar pequenas quantidades para massagear o couro cabeludo limpo.
  • Certifique-se de fazer uma boa lavagem diária para não deixar óleo na raiz.
No caso do uso diário o óleo aplicado no couro cabeludo sujo atrapalha ao invés de trazer benefícios  podendo causar fungos e oleosidade, portanto deve ser feito no cabelo recém lavado. É o ideal para quem esta com falhas de queda ou com marca de tração, por exemplo o cabelo quebrando no topo da cabeça, onde amarra, nuca e frente com fios quebrados e inicio de alopécia. Geralmente quem faz o mesmo penteado sempre. 
TRATAMENTO DE ÓLEO QUENTE
  • Este é ideal para o dia que você que pegar seu cabelo de jeito! O dia da hidratação profunda.
  • Aqueça o óleo em uma agua quente, tipo banho-maria. Basta a agua estar quente não precisa levar ao fogo para não correr risco de escaldar o óleo, ele precisa ficar numa temperatura agradável
  • Umedeça seu cabelo, aplique generosamento o óleo e massageie o cabelo todo do couro as pontas.
  • Cubra com uma touca plástica e envolva uma toalha morna, se tiver secador vertical fique 15-30 minutos, ou use uma touca térmica. Senão tiver nem o secador nem a touca quando a toalha esfriar umedeça em agua quente e coloque denovo umas duas vezes.
  • Lave muito bem com um BOM shampoo
  • Misture um pouquinho de óleo ao seu condicionador 
  • Modele como de costume.
PARA PONTAS SECAS

  • Após lavar como de costume, aplicar seu leave-in aplique uma quantia pequena do óleo no comprimento e pontas dos cabelos, uma quantia razoável para não pesar nos fios e para selar a umidade nos fios.
  • Pode fazer isso misturado a um pouco de óleo de semente de uva ou argan já que o de rícino é muito espesso e não tem cheiro bom.
ANTES DO RELAXAMENTO

  • Antes de começar o processo passe uma boa quantia do óleo na parte que ja tem a química, para evitar que ocorra um "overprocessing" 
  • O óleo irá revestir e proteger a parte que já sofreu o processo químico evitando que sofra mais danos.



Você pode fazer uso do óleo para deixar sobrancelhas e cilios mais espessos, aplicando uma pequena quantia com um cotonete ou um pincel de rímel antes de dormir enxaguando pela manhã.






10 comentários:

  1. Olá!
    Ótimo post! Valeu pela dica.
    Estou procurando o Jamaican Black Castor Oil, mas não acho aqui no Brasil. Você sabe onde encontrar?
    Obrigada!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce encontra em sites de cosmeticos dos EUA, no Brasil ainda não encontrei. Ele é bem mais concentrado.

      Excluir
  2. Você utiliza o produto?
    Em qual site o comprou?
    Gostei das dicas.

    ResponderExcluir
  3. Olá...gostaria de saber se mesmo usando o oleo de rícino 3x por semana... posso continuar fazendo as hidratacaoes do meu cronograma capilar normalmente?

    ResponderExcluir
  4. Queria colocar o óleo no shampoo poi não gosto de pegar com os dedos pois eh mto gosmento..mas será que o shampoo não vai desunerar ou perder a consistência?~?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho Oléo de mamona natural, minha tia extrai.

    ResponderExcluir
  6. Oi boa dika. mas o óleo em si ele alisa o cabelo de a forma natural gostaria de saber pois não quero que isso aconteça.obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. Oi boa dika. mas o óleo em si ele alisa o cabelo de a forma natural gostaria de saber pois não quero que isso aconteça.obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Em cabelo loiro pode ser usado?

    ResponderExcluir