segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CRESCIMENTO SAUDÁVEL

Comum reclamarmos que nossos cabelos crespos não crescem!!! O CRESCIMENTO DO CABELO É PRÉ DETERMINADO GENETICAMENTE!

Dizem que os cabelos crescem a média de 6 cm por ano , mas na verdade a taxa é de 4-6 polegadas.Tende a ser mais rápida em caucasianos e asiáticos e mais lenta em quem tem ascendência africana, ou seja, nós! O comprimento do cabelo é relativo a fase anágena (que é o periodo de crescimento ativo do cabelo e dura de 3 a 6 anos). Supondo um crescimento de 4 cm por ano, com uma fase anagena de 3 anos, o cabelo sem corte e sem quebra cresceria a média de 12cm. Que para um cabelo cacheado ou crespo seria uma medida de cabelo no ombro ou um pouco abaixo,  então fora a questão de ser favorecido geneticamente, as chances de ter um cabelo esvoaçante pela cintura é quase utópico!


To muito estudiosa e arranjei uma tabelinha pra explicar melhor:




  • Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos. 
  • Fase Catágena: é o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas. 
  • Fase Telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno. 


Portanto vamos supor: 3 anos para o cabelo crescer 12 cm, sem cortar e se Deus quiser sem nenhuma quebra (o que é praticamente inevitável sendo que ao desembaraçar perdemos pontas na tração) Supondo que tudo correu bem, o cabelo muda a fase morre em três semanas e o fio cai em 3 meses... cabô! A fase anágena dura menos com quimica... da até uma tristezinha em pensar que cabelos longos e crespos são apenas para quem já tem isso na genética. 


Para mim o mais importante sempre foi cabelo saudável, preferindo sempre que estivesse curto e sadio do que comprido e acabado! Meu cabelo já foi bem mais comprido, cresce uma média de 4 a 5 cm por ano, desde que comecei a usar quimicas, tinturas o crescimento só passou dos ombros com alongamento de cabelo natural! Enfim, pesquisando encontrei dicas de como manter o cabelo saudável ao natural, com cuidados particulares, pois a maioria das mulheres negras que conheço sabem se virar sozinhas! 


Então para nós:




A tabela esta dividida em o que devemos fazer mensalmente, ocasionalmente, diariamente, semanalmente etc... peguei de um site gringo e traduzi, portanto os produtos e certos cuidados não fazem muito parte do nosso conhecimento, então novamente fui atrás e me aprofundei.



  • OCASIONALMENTE: Escovas, Chapinhas, Babyliss e cortar as pontas.
  • Cerca de 12 SEMANAS ou seja 2 meses e meio a 3 para colorir os cabelos, podemos tonalizar ou dar um banho de brilho em intervalos menores se necessário.
  • 6 a 8 SEMANAS para um tratamento protéico, as proteinas ajudam a recuperar um fio enfraquecido fazendo com que ele resista a queda, e não pode ser usada diariamente ou toda a semana senão resseca o cabelo. A queratina é uma proteina entre outras... Se você usa tranças nagô, rastafari , kanekalon este também é o tempo para refaze-los.
  • SEMANAL Tranças raiz, weaves, twists, Updos ou Coques, henna ou óleo quente, encontrei um blog com a receitinha de óleo:
                     http://www.cabelocrespoecabelobom.com.br/blog/?p=662


  • MENSAL a utilização de um pré-shampoo, seguido por uma boa lavagem, hidratação profunda ao vapor ou toucas térmicas. Também penteados como twists secados ao difusor, só uma vez no mês!
  • DIARIAMENTE podemos fazer a "umidade e selo"a cada três dias se necessário, se trata de selar os cabelos com algum óleo de vedação, isto é muito importante para cabelos relaxados, http://www.atkinsdietplus.com/como-selo-umidade-curto-relaxado-o-cabelo.html .

Explicando , SATIN BONNET E GHE:

  • SATIN BONNET nada mais é do que uma touca de cetim pode e deve ser de uso diário, não é nada mais do que cobrir os cabelos para dormir, com ou sem algum creme de tratamento noturno, ele previne a quebra, mantém alguma estilização do tipo tranças, twists etc, e o calor natural é mantido confortável pelo cetim.


  • GHE ( Green House Natural) Serve para crescimento natural do cabelo, é uma forma de potencializar a  hidratação no momento que o cabelo mais cresce, durante o sono, nos cabelos secos ou umidos você vai passar óleo de coco natural, óleo de karité ou JBCO (óleo jamaicano preto) vai fazer os nós bantu, twists ou tranças grossas, colocar a touca e dormir... ao acordar se os cabelos ainda estiverem umidos deixe-os secar ao natural. Dai vai a dica daquele post da minha página CWBRAIDS, onde ensino a fazer os nós bantu. 

Gostaria de agradecer a todos que visitam o blog e  a página, pois são horas de pesquisa entre horas que estou cuidando do cabelos de várias pessoas, meu trabalho é minha vida e instruir vocês é ainda mais profissionalização pra mim, pois aprendo junto! Obrigada de coração!

Pra encerrar, voltando o assunto do cabelo crespo comprido vou  postar a foto de uma pretinha geneticamente favorecida em vários aspectos inclusive no cabelão comprido natural e próprio!


Luciana Tavarez, Miss Palmares 2012. 
Curitiba tem mesmo negras lindas pra quem ainda não sabe!

beijos!
Muito mais logo ali no:


3 comentários:

  1. ótima matéria
    seguindo vc se puder retribui:
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Crescimento! Meu grande e distante sonho de ter um cabelo longo, acabou de acabar aqui! rsrss
    De fato, nunca consegui ter cabelos com comprimento que ultrapassassem a parte superior dos ombros, a não ser uma vez em que usava química, porém já muito danificado! :(
    Enfim, aproveitando que você é tão estudiosa no assunto, nos responda então, por que pessoas com dread-locs conseguem fazer seus cabelos crescerem tão rapidamente, chegando alguns a ultrapassar a linha da cintura!!!!!????
    Eu conheço pessoas que tem uma máquina de crescer cabelo dentro do crânio, que partiram de uma cabeça raspada pra longos dreads em cerca de apenas dois anos!! É realmente curioso, pois os cuidados são quase zero, nada mais que lavar e secar... E a gente aqui a fazer tantos rituais pra cuidar desses cabelos, cachinho por cachinho, e não conseguir chegar nem nos ombros!! rsrsrs

    Abraços!
    Gica Rodrigues

    ResponderExcluir