quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ALOPÉCIA - QUEDA DE CABELO

É comum entre mulheres procurar soluções que sejam práticas ao dia a dia principalmente no quesito beleza, todas querem o esmalte que dura mais, a tinta de cabelo que não desbota, o delineador mais facil de aplicar... assim recorrem a alternativas como unhas de gel, alongamento de cilios, escovas progressivas, maquiagem definitiva e por ai vai! Óbvio que tudo isso veio exatamente por essa necessidade de estar bonita por mais tempo. Em relação a todas as atividades estéticas por mais que esteja como "definitiva" "progressiva" "permanente" tudo, tudo e tudo tem um prazo de validade e manutenção.
Por muitas vezes queremos que a durabilidade seja de acordo com o valor pago, ex: "Gastei mil reais nesse cabelo, precisa durar meus mil reais, não vou pagar tudo isso por 2,3 meses!" Sendo assim, ultrapassam a validade e o tempo saudável do que foi adquirido.

Os estilos de proteção sobre os quais já falei em posts anteriores, servem exatamente para isso "PROTEGER" o fio de cabelo, couro cabeludo e reter crescimento. Seja com tranças raiz nago, rastafaris, box braids, entrelaçamento, nó italiano etc... cada um tem um tempo de uso de 2 a 10 semanas. Ultrapassar esse periodo pode acarretar riscos a saude capilar. Estilos de proteção Clique aqui .

Em alguns métodos a higienização do couro cabeludo fica limitada. Como no caso do entrelaçamento em que o cabelo é tecido por cima da trança raiz. Por isso é de extrema importância que o cabelo esteja devidamente limpo e seco no dia da aplicação. 
Geralmente não se lavam os cabelos com entrelaçamento ou tranças raiz exatamente porque o cabelo fica abafado demorando mais para secar ou ser limpo como deveria. Mas costumamos lavar para nos sentir bem. Agora vamos ao assunto que é o tema:

ALOPÉCIA

A alopécia que mais acarreta as mulheres e crianças negras é a alopécia por tração, como o próprio nome já da a entender é causada por puxar demais os cabelos, em qualquer trança, até mesmo penteados muito puxados ela pode acontecer, uma coisa que sempre frizo aqui é que a trança para ser bem feita não precisa ser feita com força ou arrancando o cabelo da cabeça, quantas vezes já vimos alguém com a trança recém feita em que o couro cabeludo chega a ficar inchado entre as tranças? Ou quantas vezes já chegaram clientes me pedindo "Faz bem apertada, pode puxar que quero que dure bastante!" Não gente.. por favor não! Isso não tem nada a ver com trança bem feita nem durabilidade e ainda traz consequências nada agradáveis.

Muitas mães prendem o cabelo da filha num dia e deixam a criança dormir com ele preso, no outro dia só dá uma reparadinha no arrepiado, reforça o elástico e assim a criança passa dias e dias. As extremidades chamadas de "Variação marginal" não suportam a tração e atrofiam o bulbo capilar, inflamando e muitas vezes cicatrizando e fechando um foliculo, igual quando as pessoas tem alguma cicatriz no couro cabeludo, o cabelo nunca mais cresce na região. portanto isso não acontece na primeira queda por tração, mas as mulheres continuam usando os apliques uma segunda, terceira até que se torna irreversível.





Não existe explicação do porque isso acontece muito mais nas mulheres negras a não ser pelo fato de que nós somos mesmo viciadas em apliques e tranças e usamos muito mais que uma mulher branca. Estou falando no post sobre a ALOPÉCIA POR TRAÇÃO. Mas existem várias outras de fator imunológico, por diabetes, stress etc... 

CURA E SOLUÇÃO

Como já disse alguns casos são irreversíveis, no caso da alopécia o "Prevenir é melhor que remediar" serve. E se existe cura para seu caso somente um dermatologista vai saber. Com uso de vitaminas, medicamentos e soluções manipuladas por ele, ou até intervenções invasivas como transplante capilar em casos extremos... e tudo isso como uma possibilidade, pode ser que recupere, pode ser que não!

PREVENÇÃO

* Higiene. Trançar o cabelo sempre limpo e seco. Independente do estilo. Shampoo anti residuos e uma hidratação.

* Pausa. Nunca tirar uma trança e fazer novas no mesmo dia. Primeiro pela limpeza do cabelo, secagem e descanso do couro cabeludo para fazer outra trança. Independente do estilo. No minimo 24 horas, sendo que 48 horas seria o ideal.

*Tranças muito apertadas, desconfortáveis agridem o fio e couro. As vezes os fiapinhos da nuca inflamam com o uso de tranças porque sao fios finos demais, caso apareçam aquelas bolinhas que a gente morre de vontade de coçar aplique pomada nebacetin e naaaao coçe! Caso inflamem destrance o cabelo.

*Divisão dos cabelos para tranças precisam ser carreiras limpas de fiapos para não causar embaraço ao destrançar.No exemplo esta a trança raiz, mas se adequa a todos os estilos, raiz , box, alongamentos etc..


*Manutenção. Lavar, secar e não ultrapassar o periodo de desmanchar.
Lavar as tranças com shampoo diluido em agua, ou shampoo infantil ou fazer o co-wash (lavar com condicionador, lembrando sempre de enxaguar totalmente.

*Evitar sempre o mesmo penteado, com ou sem tranças, rabos de cavalo muito apertados, prender sempre no mesmo lugar.

*O uso de tônicos capilares no dia em que se lavam as tranças é de bom grado ao couro. ex Extratos de plantas (Mutamba) ou mesmo o Tricofort. No dia da lavagem aplica e não precisa enxaguar.

*A não secagem do couro cabeludo, excesso de residuos deixando o mesmo umido e abafado causa fungos. Que também podem levar a perca de cabelo quando não tratados com urgência. Se perceber manchas esbranquiçadas redondas quando secas esfarelam e sebosas quando o cabelo estiver molhado procure imediatamente um dermatologista. 
Mulheres que usam creme em cima de creme, sem tirar excessos de produtos ou tem costume de prender cabelos molhados dia apos dia correm sérios riscos de adquirirem esses fungos (Dermatite seborréica)


*Quem já tem a queda pode usar oleo de rícino na parte afetada mas precisa enxaguar. Passa a noite com massagem no couro limpo e lava na manha seguinte. Somente na região afetada pela alopécia. Saiba mais sobre o Oleo de Ricino e beneficios clicando aqui

TRANSIÇÃO CAPILAR.

Quando o cabelo tem uma parte quimicada, a junção entre o natural e quimica é mais fragilizado, seja pela diferença das texturas ou pelo afinamento e desgaste do fio quimicado, portanto a hora do desembarace é fundamental que esta região esteja protegida, cada trança desmanchada deve ser desembaraçada sozinha antes de colocar a cabeça embaixo da agua esperando um milagre, ou enfiar o pente na raiz da cabeça esperando que uma mágica o leve ate as pontas sem arrancar metade do que resta.

Portanto tira a trança, abre o nó com as mãos, passa um creme de pentear, ou uma máscara de hidratação, desembaraça das pontas ate a raiz. Voce precisa apenas remover os fios mortos, de queda natural, são muitos dependendo do tempo que ficou de cabelo trançado. Se desconfiar que seja mais que o habitual, confira nos fios removidos se eles são inteiros ou pedaços da parte com quimica. Trate seus cabelos com carinho.
Aproveite o tempo de pausa até a outra trança para fazer no minimo uma reconstrução capilar com uma boa massagem no couro cabeludo. Se fizer a pausa de uma semana pode fazer um Cronograma capilar completo. Saiba mais clicando aqui


Acredito que o minimo de dúvidas foram esclarecidas, se tiverem duvidas pessoais podem enviar mensagens na página do Facebook, que prestarei todo o auxilio que cabe a mim.

Procure sempre profissionais competentes que respeitem  seu cabelo e não o veja apenas como um dinheiro no bolso. Profissionais responsáveis cuidam de você como gostariam de ser cuidados. 
No caso de alopécia ou dermatites procure imediatamente um dermatologista, não tenha vergonha e não deixe a doença avançar.

Qualquer coisa estou por aqui 

WWW.FACEBOOK.COM/CWBRAIDS

Mais sobre ASPECTOS DERMATOLÓGICOS NA PELE NEGRA.

http://piel-l.org/libreria/item/1668



Nenhum comentário:

Postar um comentário