segunda-feira, 22 de julho de 2013

CRONOGRAMA CAPILAR

Todas as mulheres com todos os tipos de cabelo, devem seguir um cronograma capilar. Principalmente quem faz algum processo químico, como tintura, alisamentos e permanentes. Lembrando que lavar os cabelos com agua quente, a poluição, vários eventos cotidianos e fatores climáticos também são capazes de retirar nutrientes, água e danificar o cabelo quimicado ou não, por isso o cronograma serve para cabelos virgens também!

Cuidar dos cabelos esta se tornando algo que podemos e devemos fazer em casa, a coletividade de pessoas buscando informações e trocando idéias tem feito com que muitas de nós além de buscar tratamentos profissionais os façamos no dia a dia, com elementos naturais e com bastante dedicação, porque vai tempo né?

Então devido a essa chuva de tratamentos e ideias, e gel disso, mascara daquilo, óleo disso, umectação, loc, nutrição e tudo mais, precisamos ter uma ordem de tratamento de acordo com as necessidades do nosso cabelo e incluir o cuidado as nossas tarefas.
Por isso a importãncia de montar um cronograma capilar.

ETAPAS - ELEMENTOS - FUNÇÕES:




O cronograma consiste em três etapas:


HIDRATAÇÃO: 


Reposição hídrica, é a fase em que vamos repor a agua perdida nos cabelos.

Geralmente tudo que é passar um creme nos cabelos chamamos de hidratação, mas não é bem assim, a hidratação é apenas repor a agua, com alcoois desmineralizados, glicerinas, extratos de plantas e vitaminas. Cada cabelo tem a sua necessidade de reposição.

Componentes de hidratação: Glicerina ou glicerina vegetal , bepantol, pantenol e dex-pantenol, derivados de açucar, sacarose, chocolate e mel, aloe vera , extratos de plantas , vitaminas A,B,C,D,E.

Você pode comprar uma máscara semi di lino ou outra com esses componentes ou inclui-los separadamente em um hidratante.

NUTRIÇÃO:


É a parte de reposição lipídica, repor os óleos e gorduras do cabelo. A reposição lipidica ajuda a manter a reposição hidrica, ou seja o óleo não mistura com a agua e isso vai manter a agua no seu cabelo. E não é só passar óleo nas pontinhas não, massagear o couro cabeludo é essencial para nutrir os foliculos pilosos para um crescimento saudável. Resumindo parte de nutrição sela as cuticulas mantendo a hidratação.

Componentes de Nutrição: óleos essenciais e carregadores, óleo de coco, macadamia, oliva, cartamo ... Manteigas de karite, manga, murumuru, tutano...

Ex: Uma boa máscara de karite e vc inclui os óleos e uma touca térmica. Outra opção é preparar o tutano, fazer umectações com os óleos ou aplicar óleo aquecido. 

Óleos vegetais clique aqui: Oleos para nutrição

RECONSTRUÇÃO:


Depois de hidratar, nutrir a reconstrução é a parte onde você vai repor proteinas perdidas de dentro do fio, o fio é composto por queratina, mas queratina em excesso danifica, por isso o processo é dividido, para não cometermos nem um excesso de agua, de óleos ou de proteinas, cada cabelo tem uma perca de certo nutriente, a reconstrução e feita por queratina, aminoacidos, colágeno, arginina, cisteina, creatina, esta é a parte que doamos força aos cabelos.


COMO MONTAR UM CRONOGRAMA?


Voce vai montar seu cronograma de acordo com a sua necessidade o cronograma oficial é:




Portanto você vai escolher 3 dias da semana que você possa se dedicar a estes cuidados, prefira fazer as nutrições e reconstruções no fim da semana, porque são cuidados mais complexos. Cabelos quimicados podem necessitar de mais doses de nutrição e recontrução, podendo fazer duas reconstruções por mes ou duas nutrições na semana... mas como disse cada caso deve ser estudado ou reformulado de acordo com a resposta dos cabelos aos tratamentos.



4 comentários:

  1. Adorei o post quero muito fazer o cronograma capilar agora não tenho duvidas parabéns pelo blog.
    Beijinhos

    www.sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa. Informações providenciais, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. ja estou fazendo o cronograma capilar , eu mesma fiz os óleos nutritivos , os de farmácia não são puros , e os meus cabelos estão liiindos, brilhosos , sedosos e muito mas muito macio ... ameei estou usando óleo de coco , óleo de cenoura e óleo de abacate pra nutrição, creme de hidratação da gota dourada para hidratação e o kit reconsttrução da bioestratus .

    ResponderExcluir